Biblioteca do MABE

 A Biblioteca do MABE originou-se com a criação do Museu de Arte de Belém, considerando as necessidades diárias por parte das divisões do museu ao acesso a fontes bibliográficas de arte. Com a finalidade de elaboração de documentos, produção de projetos e do fluxo de programas artísticos a serem desenvolvidos, viu-se a necessidade de organizar um acervo museológico (especializado em Arte). 

Foram feitas solicitações de doações de livros técnicos, catálogos de exposições e outros aos técnicos lotados no MABE e artistas que tinham suas obras no museu. À saber: Antonieta Santos Feio, Arthur Frazão, Carlos de Serui, Emanuel Nassar, Evaristo da Veiga, Francisco Manoel da Silva, Francisco Braga, George Wanbach, Geraldo Teixiera, Joaquim Osório Duque Estrada, João Pinto Martins, José Irineu de Sousa, José Pires de Moraes Régo, Oscar Pereira da Silva, Ruy Meira e Tadashi Kamiragas

A partir de 12 de Janeiro de 1994, o MABE abre as portas de sua nova sede com reinauguração do Palácio Antônio Lemos. No mês de fevereiro de 2006, a então diretora da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha (BPMAR), senhora Socorro Baia, realizou uma reunião no MABE, informando que era desejo do então presidente da FUMBEL, que fosse feita a junção do acervo do MABE com o acervo do DEPH, tomando-se assim um núcleo de memória, patrimônio e arte, com sede no MABE e com a assistência técnica da BPMAR.

A partir de junho de 2006, os acervos do DEPH passaram a fazer parte do Museu de Arte de Belém. Hoje, a biblioteca conta com inúmeros exemplares de catálogos – deste e de outros museus —, revistas, livros de arte, literatura, história e outros, que estão passando por um intenso processo de reorganização para que possam ser acessados pelo público no retorno das atividades do Museu de Arte de Belém.