“Novos olhares sobre o MABE Intercâmbio Museu / Comunidade” (virtual)

De 17 a 23 de maio de 2021, o Museu de Arte de Belém (MABE) vai oferecer uma programação online dentro das atividades da 19ª Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A Semana de Museus, que este ano conta com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, é promovida anualmente pelo IBRAM na semana do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. 

Todos os anos, o MABE desenvolve uma programação vinculada ao IBRAM. Respeitando o distanciamento social e as obras de restauro da instituição, toda a programação do evento será online, com live de abertura, mesas de debate e mostra virtual, que trazem como debate o tema “Rever o passado, inventar o futuro”.

No dia 17/05, às 18h, o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o Presidente da Fumbel, Michel Pinho realizam uma live de abertura da 19ª Semana de Museus, que será transmitida nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Belém. 

A Mostra Virtual Novos olhares sobre o MABE. Intercâmbio museu/comunidade [Ver-o-Peso] será projetada na fachada do Solar da Beira no dia 17 de maio, às 19h. A projeção é uma a chance de levar o MABE até a população e, mais que isso, devolver àqueles que foram objeto desse trabalho a informação produzida pelo Museu, estreitando o contato com a comunidade. Mais tarde, ainda no dia 17, a Mostra poderá ser acessada pelo YouTube da Fumbel a partir das 21h.  

As mesas de debate “Desafios da gestão museológica: Rever o passado para pensar criticamente o futuro” e “Museus e tecnologias digitais” serão realizadas, respectivamente, nos dias 18 e 20 de maio, sempre das 19h às 21h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Haverá a emissão de certificado, mas as vagas são limitadas. 

Serviço:

19ª Semana de Museus no MABE

“Rever o passado, inventar o futuro”

De 17 a 23 de maio de 2021

Programação online 

Live de abertura:

17 de maio de 2021, às 18h

Redes Sociais oficiais da Prefeitura de Belém

Instagram: https://www.instagram.com/prefeiturabelem/ 

Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituraBelem/ 

Mostra Virtual Novos olhares sobre o MABE. Intercâmbio museu/comunidade [Ver-o-Peso]

17 de maio, 19h:

Projeção via videomapping na fachada do Solar da Beira

Blvd. Castilhos França, 120

17 de maio, 21h:

YouTube da Fumbel: https://www.youtube.com/channel/UCNVDp3-hWozCgGAs-Vm2qgg 

Mesas de Debate:

“Desafios da gestão museológica: Rever o passado para pensar criticamente o futuro”

18 de maio de 2021, de 19h às 21h

Via Google Meets

“Museus e tecnologias digitais”

20 de maio de 2021, de 19h às 21h

Via Google Meets

Inscrições abertas neste link. Vagas limitadas.