SOBRE O EVENTO

15ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

O evento é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e esse ano vem com o tema “Museus: perdas e recomeços”.

Sob o tema “Museus: perdas e recomeços”, o MABE participará mais uma vez da Primavera dos Museus. Este ano, a programação está diversificada e contempla áreas como turismo, arte e meio-ambiente. O evento contará com palestras, workshops, exposição e lives com convidados de diversas áreas do conhecimento como museólogos, artistas e arquitetos.

“A primavera de museus, assim como outros eventos organizados pelo IBRAM, tem esse potencial agregador de direcionar as diferentes instituições museológicas a abordar um mesmo tema a partir de diferentes perspectivas. Neste ano, por falar em perdas e recomeços optamos por trazer um tema que permeia a nossa realidade cotidiana, que é o meio ambiente. Claro, inserindo o Museu de Arte de Belém num contexto nacional não só pela realização do evento, mas pela relevância e impacto social do tema abordado”, afirma Christiane Santos, diretora do Museu de Arte de Belém.

Como parte da programação, no dia 21, o MABE dará início à exposição “O verde de Belém no acervo do MABE”, com curadoria de Nina Matos, no Solar da Beira. A 15ª Primavera dos Museus acontecerá nos dias 21 a 26 de setembro. Todas as atividades do evento serão gratuitas e terão limite de participantes devido aos cuidados com a pandemia.

Confira a
PROGRAMAÇÃO COMPLETA

22/09

Workshop “Árvore de esperanças na arte educação: uma percepção estudantil do meio ambiente”

Abertura da Exposição “O verde de Belém no acervo Mabe”

23/09

Live “O papel dos museus na proteção do meio ambiente: desafios e perspectivas”

24/09

Webinário “Arte e meio ambiente em micropolíticas contemporâneas”

27/09

Live “Perdas e Recomeços na memória de Belém: Onde estão os museus no turismo?”

Conheça nossos
Convidados

Patrick Pardini

Fotógrafo-documentarista, pesquisador e ensaísta, trabalha no Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia. Desenvolve os projetos fotográficos "Círio-Corda-Corpo" (sobre a Corda dos Promesseiros no Círio de Nazaré em Belém) e "Arborescência - Fisionomia do vegetal na paisagem amazônica", em andamento.

Profa. Dra. Valseli Sampaio

Artista visual, produtora e curadora independente. Tem experiência na área de produção, pesquisa em poéticas e e crítica em Artes, com ênfase em arte contemporânea, design, arte e novas mídias. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e Pós-Doutorado em Poéticas Digitais (ECA/USP). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes (2019-2021). Professora do Mestrado em Artes do ICA.

Dra. Janice Lima

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES, Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA). Mestre em Educação Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (1999); Especialista em Inter Relações Arte Escola pela Universidade Federal do Pará (1995); Graduada em Física pela Universidade Federal do Ceará (1983); Atriz formada pelo curso de Extensão Universitária sobre Teatro da Universidade Federal do Ceará (1982). É Técnico em Assuntos Culturais da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL) desde 1992.

Profa. Alice Miranda

Paraense, formada em Artes pela UFPA e em administração pela UNAMA. Técnica cultural da Fumbel, lotada no Museu de Artes de Belém, no setor de Ação Educativa. Professora de Artes de nível Fundamental II, médio, Proja e EJA da rede estadual, técnica educativa do Museu de Artes de Belém, artesã e artista plástica. Já atuou como jurada em diversos concursos carnavalescos e juninos da Prefeitura Municipal de Belém e em outros municípios, nos quesitos “Traje”, “Fantasia” e “Carros alegóricos”. Ministra palestra sobre o quesito “Traje Junino”. Coordenou diversos Concursos de Misses Adultas e Mirins da Prefeitura de Belém.

Raquel e Leandro Ferreira Monotour

Raquel - Pedagoga e intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Formação em gestão de turismo criativo (Setur/Recife). Pós Graduanda em Empreendedorismo e inovação em negócios turísticos (FACTUR/UFPa). Sócia proprietária e CEO da Agência de Turismo receptivo Monotour
Leandro - Guia de Turismo regional Paraná e Pará. Condutor de Trilhas,caminhadas e turismo de aventura Ideflorbio/ Amazônia Aventura/ PQtur .Sócio proprietário da Agência de Turismo receptivo Monotour

Profa. Dra. Sue Costa

Professora do curso de Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Ciências e dedica-se a pesquisas nas áreas de acervos de História Natural, Patrimônio Natural e Musealização da Natureza, com ênfase nas questões referentes à região amazônica.

Apoio: