MABE - Museu de Arte de Belém

O Museu de Arte de Belém – MABE, foi instituído a partir de 1991 como um Departamento da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL), órgão da Prefeitura Municipal de Belém. Foi aberto ao público em 12 de janeiro de 1994, por ocasião da reinauguração do Palácio Antônio Lemos, sua edificação sede, passando a acolher as coleções oriundas respectivamente, da Pinacoteca Municipal e Museu da Cidade de Belém (MUBEL), do qual é originário. Reúne um conjunto significativo de obras de artistas locais, nacionais e estrangeiros, que referem o período áureo da borracha na cidade e um acervo contemporâneo em expansão. Possuindo peças do mobiliário brasileiro do séculos XIX e início do XX, pinturas, gravuras, fotografias, cerâmica, objetos de interior e esculturas.

Suas salas expositivas homenageiam artistas, que possuem obras no acervo ou são de reconhecido valor no cenário das artes; um auditório para solenidade e uma biblioteca especializada em artes, museologia e correlatos, as Divisões de Conservação e Documentação, Curadoria e Montagem e Setor Educativo.

O MABE ao longo dos anos, realiza um profícuo trabalho de ações em pesquisa, aquisições, restauro, conservação, difusão do conhecimento e fomento da produção artística, em serviços prestados aos mais diversos grupos sociais, através de exposições, publicações e ações educativas, possibilitando a reflexão e as várias leituras de mundo, afirmando seu papel de reflexão, fomento e difusão cultural com ações que trabalham os processos de democratização da arte, inclusão social e cidadania.